Poucas pessoas dispensam a churrasqueira no projeto da casa ou apartamento, afinal o churrasco figura entre as preferências culinárias e de socialização do brasileiro. Por menor que seja o espaço disponível ou mesmo os recursos para a instalação do equipamento, o projeto e a instalação requerem cuidados para que não comprometam o andamento do churrasco. Confira o que deve ser levado em conta para escolher a melhor churrasqueira para sua casa ou apartamento:
Definição do ambiente
Amplo ou mais compacto? Exclusivo para churrasco ou vai dividir espaço com outras funções na residência? Isso tudo faz diferença antes de definir o ambiente e o formato da churrasqueira. “Boa parte do sucesso da implementação de uma churrasqueira está no estudo prévio do projeto. É preciso saber exatamente qual espaço terá, que tipo de exaustão será usada etc. Uma churrasqueira mal dimensionada pode causar sérios desconfortos, o mais típico deles é a fumaça que não vai embora. E consertar esse mal dimensionamento não é fácil!”, afirma Daniel Becker, consultor da Itagrill.
Escolha dos materiais
O material usado na construção da churrasqueira deve, idealmente, ser resistente, fácil de limpar e que permita decorar o lugar ao gosto do morador. Exemplos de materiais que se enquadram nesse perfil são pedras, paralelepípedos, tijolos, cerâmica, granito e até reboques com pinturas especiais. Além disso, devido à alta temperatura a que a churrasqueira é constantemente exposta, o material da construção deve ser resistente ao calor.
Substâncias como a vermiculita e a argila expandida são recomendados para este fim. A vermiculita tem como principais características a ausência de odor e de partículas que possam irritar a pele ou os pulmões. Ela também apresenta baixa condutividade elétrica, não se decompõem,deteriora ou apodrece e não atrai insetos. Com a argila expandida, não é diferente. Ela é feita em fornos rotativos, em que se misturam argilas especiais que se expandem em contato com altas temperaturas. O resultado é uma argila leve, com elevada resistência mecânica e ao fogo,quimicamente inerte e com estabilidade dimensional.
Modelo
A escolha do modelo deve levar em conta o ambiente e o espaço disponível para o equipamento. Um exemplo de churrasqueira para espaços maiores são aquelas feitas de alvenaria, mais clássicas. Nestes casos, recomenda-se também o uso de carvão como base para o preparo das refeições. As churrasqueiras pré-moldadas perdem um pouco em personalidade, é verdade, mas ganham em agilidade no processo de instalação. Além disso, deve-se levar em conta a instalação conjunta de uma coifa ou chaminé à peça.
A churrasqueira embutida também valoriza o espaço, pois é dimensionada de acordo com sua posição. Agora, na falta de espaço, as preferíveis são as churrasqueiras elétricas. Elas se destacam na variedade de tamanhos e na praticidade de instalação. Nesse caso, certifique-se de que o instalador possui todas as peças de reposição e de que ela ficará em um local com fiação adequada.
Decoração
Alguns modelos de churrasqueiras chamam atenção pela estética. A churrasqueira de vidro e a de bafo são dois exemplos. A primeira, igualmente eficiente, assemelha-se ao modelo pré-fabricado e confere um ar de integração com o resto do ambiente. A segunda se destaca por ter uma tampa na frente, como a do forno. Esse detalhe influencia no gosto e nas características das refeições e não impede que sejam preparadas no espeto. Depois de instalada a churrasqueira, é só chamar os amigos e o churrasqueiro para pilotar a novidade. Afinal de contas, essa é a melhor parte!
Fonte: .ag7partners.com.br