Controle suas Finanças - ADMINISTRADORA


José Ribamar

Estamos com uma série de problemas em nosso condomínio, resultado da má gestão da administradora. O que devemos fazer?

Em primeiro lugar, contatar o síndico, que é o responsável pela escolha da administradora. Se o síndico não se manifestar satisfatoriamente, poderá ser pedida uma assembléia para destituí-lo e mudar a administradora. Esta administradora atual que vem causando problemas poderá ser processada caso seja verificado que agiu de forma incorreta.

Regina

Meu prédio foi condenado a pagar uma ação trabalhista para dois funcionários por não pagamento de encargos. Na época tínhamos uma administradora auxiliando a síndica, mas esta empresa faliu. Os condôminos devem arcar com esta despesa ou a síndica pode ser responsabilizada?

Num primeiro momento, são os condôminos quem devem arcar com o pagamento da ação. Depois, poderá ser apurada de quem foi a responsabilidade - se da síndica ou da administradora.

Rita

A administradora pode colocar o dinheiro do condomínio em um conta conjunta com outros condomínios - a chamada conta pool?

Sim, a menos que o condomínio diga expressamente que deseja que seu dinheiro seja colocado em uma conta única.

Sandra

A síndica do meu prédio está me cobrando condomínios que já paguei, mas não encontro os recibos. Posso obter uma segunda via?

A administradora tem o histórico dos pagamentos do prédio.